Este exame tem a finalidade de avaliar faringe e principalmente a larínge onde estão localizadas estruturas anatômicas como as pregas vocais. Pode ser realizado utilizando-se um fibroscópio flexível com cerca de 2,8mm de diâmetro através da cavidade nasal ou através de um fibroscópio rígido de 70 graus introduzido pela boca.
Atualmente o uso de uma microcâmera acoplada aos aparelhos e um monitor de video permite ao médico gravar o exame ou colher fotos, permitindo assim análises posteriores.
Costuma ser um exame rápido, bem tolerado pelo paciente e que permite ao médico grande quantidade de informações, fundamentais para chegar a um diagnóstico preciso.
O exame é realizado no próprio consultório, em alguns casos pode ser necessário a utilização de spray anestésico tópico e uso de vasoconstritores nasais para maior conforto do procedimento.
Não há necessidade de preparo antes do procedimento ou jejum.
Pode ser realizado em qualquer faixa etária porém uma observação muito importante se faz com a faixa pediátrica; em crianças muito pequenas que não compreendem o procedimento ou que possa estar associado a biópsias ou remoção de corpos estranho pode ser necessário a sua realização em ambiente hospitalar com realização de sedação pelo anestesista. Consiste no uso de anestésico inalatório para a criança “dormir” durante o procedimento, evitando assim qualquer trauma.
Nos demais casos o exame é realizado com a criança sentada no colo dos pais, que podem realizar a contenção delicada dos braços e cabeça.
Algumas indicações:
1)Visão endoscópica de uma laringe normal
Veja algumas patologias da laringe:
Pólipo de Prega vocal
Nódulo Vocal (Calo vocal)